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Publicidade materialista influencia na auto-estima feminina

07 de abril de 2011 (Bibliomed). Estudo publicado na British Journal of Social Psychology examinou o impacto das mensagens publicitárias e os valores materialistas (o desejo de sucesso financeiro e um estilo de vida afluente) tem sobre os sentimentos das mulheres sobre seu próprio corpo. Os resultados mostraram que as mulheres se sentem insatisfeitas com seu corpo depois de olhar para imagens de modelos idealizados, que normalmente são representados na mídia.

Hoje, a mídia promove mais do que apenas o ideal de beleza perfeita, mas também os bens materiais, e ambos são comumente representados em conjunto, destacando os benefícios da beleza e de possuir bens materiais para o sucesso pessoal e a fama.

Segundo Eleni-Marina Ashikali, principal autora da pesquisa, as mulheres são afetadas da mesma maneira pelos modelos idealizados da mídia. Por isso, foi necessário identificar quais fatores tornam algumas mulheres mais vulneráveis que outras ao sentimento negativo sobre o seu corpo quando expostas a tais imagens pelos meios de comunicação.

“Descobrimos que as mulheres concentram-se mais em sua aparência quando os valores materialistas são destaque. Ao mesmo tempo, a consciência de como seus corpos ficam aquém da imagem idealizada é intensificada durante este processo de condicionamento, particularmente para as mulheres que já são materialistas. Isto significa que a influência do materialismo é um fator adicional que torna as mulheres mais vulneráveis à imagem negativa do corpo”, diz Ashikali.

A pesquisa sugere que o materialismo, tanto como um valor internalizado e como uma representação na mídia, deve ser levado em conta para as escolhas das intervenções da mídia e mudanças políticas no setor de publicidade. Para Ashikali, as mulheres se beneficiariam se tivessem uma maior consciência das estratégias de marketing atuais, assim como se fossem mais críticas em relação às imagens e mensagens veiculadas pela mídia materialista. “Nosso trabalho destaca a necessidade de menos ênfase nas mensagens materialista na comercialização de bens e produtos, bem como sobre os benefícios irreais prometidos so possuir um bem particular", diz a pesquisadora.

Fonte: British Journal of Social Psychology on-line, 05 de abril de 2011

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