Notícias de saúde

Boa qualidade da saúde pode melhorar desempenho escolar

22 de março de 2011 (Bibliomed). Crianças com melhores condições de saúde apresentam rendimento escolar mais satisfatório do que aquelas cujas condições não são boas. Analisando crianças em 4.959 municípios brasileiros, o economista Daniel Roland avaliou o impacto da saúde sobre o desempenho escolar de alunos da quarta série do ensino fundamental, nos anos de 2005 e 2007, em todo o País.

“Os resultados indicaram que há sim um impacto positivo, mas apenas em alguns indicadores”, afirma Roland, que utilizou como fonte dados do DATASUS — banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) — e da Prova Brasil, dos anos 2005 e 2007. O estudo foi realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

Segundo o economista, a carência de bases de dados que tenham, simultaneamente, indicadores de saúde e desempenho escolar, dificulta as pesquisas na área. Por isso, Roland ressalta a importância da realização de novos estudos, com dados mais específicos.

A pesquisa de Roland analisou cerca de 550 microrregiões em todo o país, mas não se focando nos alunos. “Podemos citar como exemplo de microrregião a cidade de Ribeirão Preto, cujos serviços de saúde atendem a outros municípios próximos”, diz o pesquisador.

Avaliando também os casos de dengue, o estudo mostrou que nas cidades onde os índices da doença eram maiores o desempenho escolar era mais baixo. Mas, o especialista alerta que os resultados não podem ser considerados conclusivos porque algumas cidades não tinham informações precisas sobre a doença. Mesmo que os dados não sejam conclusivos, Roland aponta que nas regiões onde os casos da doença era maiores, o desempenho das crianças na Prova Brasil era até 6% pior em relação a outros municípios.

Segundo Daniel Roland, novas pesquisas são necessárias para que os resultados encontrados sejam comprovados e novas estratégias governamentais sejam traçadas.

Fonte: Agência USP, 03 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários