Notícias de saúde

Aprendizagem socioemocional melhora desempenho escolar

08 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Programas de aprendizagem social e emocional ajudam jovens a conseguir melhor desempenho escolar. Além de melhorar o convívio com os colegas e comportamento, tais programas melhoram também as notas. Essa conclusão é de pesquisadores da Loyola University e da University of Illinois, nos Estados Unidos.

Comparando o desempenho de alunos que freqüentavam tais programas, os pesquisadores concluíram que esses apresentaram melhor desempenho do que os que não participavam de grupos de aprendizagem socioemocionais. Da mesma forma, as crianças que participaram dos grupos apresentavam melhor comportamento e atitudes sociais mais positivas.

O estudo aponta que ouve uma melhora de 11% no desempenho dos estudantes que participavam desses programas, e que o comportamento disruptivo e sofrimento emocional diminuíram.

"Os resultados destacam a importância de incorporar bem e conduzir cuidadosamente os programas de aprendizagem social e emocional na prática educativa padrão", diz o autor do estudo Joseph Durlack, da Loyola University, concluindo que "esses programas não prejudica, mas pode melhorar desempenho acadêmico, proporcionando aos alunos habilidades mais fortes em áreas que são importantes para sua vida diária e no funcionamento futuro."

Fonte: Universidades de Loyola e Illinois, em UPI, 07 de Janeiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários