Notícias de saúde

Mulheres sofrem quando contatadas em casa para assuntos de trabalho

10 de março de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores canadenses estudaram dados de um estudo sobre trabalhadores americanos e descobriram que mulheres que recebem ligações ou emails sobre assuntos de trabalho quando estão em casa são mais estressadas. Os dados dos estudos mostraram que os homens não são afetados da mesma forma.

Ao verem os resultados, os cientistas criaram a hipótese de que esse estresse poderia surgir a partir de as mulheres se preocuparem em ter sua vida profissional interferindo na vida familiar. Após uma análise mais aprofundada, eles perceberam que o problema é outro. “Nós descobrimos que mulheres são capazes de equilibrar sua vida profissional e familiar tão bem quanto os homens, mas elas se sentem mais culpadas por receberem esse tipo de contato quando estão com suas famílias”.

Scott Schieman, um dos autores, acredita que seu estudo sugere que homens e mulheres ainda lidam de forma diferente com as exigências do trabalho e os limites entre emprego e família. As diferentes expectativas que cada sexo tem em relação a essas exigências traz conseqüências emocionais distintas.

Apesar de as mulheres estarem assumindo mais papéis como provedoras, as convenções culturais podem ainda estar formando as responsabilidades familiares. Isso pode levar as mulheres a pensarem de forma negativa quando tiverem que lidar com problemas do trabalho em casa.

O estudo foi publicado na edição de março do Journal of Health and Social Behavior.

Fonte: University of Toronto Media Room 8 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários