Notícias de saúde

Discriminação afeta diretamente a saúde de obesos

04 de março de 2011 (Bibliomed). A obesidade é um problema fisiológico, mas quando as pessoas têm interações negativas em seus mundos sociais – incluindo a sensação de ser discriminado – isso pode tornar os problemas piores e contribuir para a saúde física em declínio de uma pessoa”, explica Markus H. Schafer. O aluno da Universidade Purdue (EUA) liderou um estudo sobre os efeitos que a discriminação tem na saúde de um obeso.

Schafer e o professor Kenneth F. Ferraro analisaram dados de um estudo (o National Survey of Midlife Development in the United States) que acompanhou mais de 1.500 pessoas e examinou seus índices de massa corporal e percepção de discriminação.

A análise feita por eles mostrou que aproximadamente um terço dos americanos que sofrem de obesidade severa já passou por experiências discriminatórias. São situações como ser mal atendido em um restaurante ou receber tratamento diferenciado no local de trabalho.

Após dez anos de acompanhamento dos participantes, o estudo mostrou que os obesos que tinham sofrido discriminação tinham um quadro geral de saúde pior do que os que não tinham passado pela mesma experiência. Cerca de 11% dos moderadamente obesos e 33% dos severamente obesos que disseram ter sofrido discriminação tiveram as pioras mais drásticas de saúde. Esse declínio incluiu o comprometimento de habilidades funcionais – como subir escadas e carregar objetos.

Schafer diz que “parece que muitas pessoas estão internalizando o preconceito e estigma que eles sentem, e isso contribui para o estresse, o que no final afeta a saúde deles”.

Para lutar contra a obesidade a pessoa deve entrar em contato com um médico, mas o acompanhamento psicológico também é aconselhável. O professor Ferraro acredita que campanhas contra a obesidade poderiam conscientizar a população e ajudar na solução do problema.

Fonte: Purdue Newsroom 3 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários