Notícias de saúde

Frutas podem não oferecer prevenção a alergias

21 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Comer frutas e vegetais pode não ajudar na prevenção de alergias, é o que aponta um estudo sueco. Segundo a Dra. Helen Rosenlund, do Karolinska Institutet, em Estocolmo, apesar das frutas e vegetais serem ricos em antioxidantes, substância que auxilia na diminuição de inflamações nas vias aéreas, algumas proteínas de frutas, como as encontradas nas maçãs e peras, assemelham-se substâncias presentes no pólen o que podem acarretar em reações alérgicas.

Analisando o histórico médico de 2500 crianças de oito anos de idade desde o seu nascimento, e com base em exames de sangue e aplicação de questionários preenchidos pelos pais, os pesquisadores descobriram que 7% das delas tinham asma. As taxas de febre do feno e erupções na pele eram mais do que o dobro.

As crianças consumiam entre uma e três porções de frutas por dia, e, em um primeiro momento, isso pareceu ajudar no combate às alergias. Contudo, descobriu-se que metade das crianças com febre do feno era sensível ao pólen de vidoeiro, um dos tipos de pólen que se assemelha às proteínas encontradas em maçãs e cenouras.

Fonte: J Allergy Clin Immunol, 18 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários