Notícias de saúde

Vitamina E Pode Reduzir Risco de Alergia

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Pessoas que consomem alimentos ricos em vitamina E podem estar protegidos contra certas alergias, sugerem novas descobertas.

No estudo, Andrew Fogarty e sua equipe, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que adultos que consumiram a maior quantidade de vitamina E apresentaram menos anticorpos relacionados a alergias no sangue.

Altos níveis desses anticorpos estão associados a asma e alergias, explicam os cientistas na edição de 4 de novembro de The Lancet.

Fogarty disse à Reuters Health que, como a asma envolve níveis aumentados de oxidantes -- compostos que danificam o DNA das células -, antioxidantes como a vitamina E podem diminuir a tendência de asma reduzindo os níveis destes compostos.

Fogarty e sua equipe descobriram que cada miligrama (mg) extra de vitamina E consumida reduziu os níveis de anticorpos a mais de 5 por cento.

De acordo com o estudo, no entanto, o efeito benéfico foi nivelado com 7 mg de vitamina E ao dia e não foi observado benefício adicional com níveis maiores da vitamina.

A vitamina E é encontrada em óleos vegetais, germe de trigo, grãos de cereais, frutas, vegetais verdes, carne, ovos e certos tipos de peixe.

Os resultados do estudo foram baseados em dados fornecidos por mais de 2.600 adultos entre 18 e 70 anos que responderam perguntas sobre sua dieta e seus sintomas de asma e rinite nervosa.

As pessoas também foram testadas para alergias a pólen, pêlo de gato e ácaros presentes na poeira.

As descobertas justificam a realização de pesquisas futuras sobre o uso potencial de vitamina E na prevenção de alergias, concluem Fogarty e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários