Notícias de saúde

Aumentou os casos de diverticulite em adultos com menos de 50 anos

09 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, relataram recentemente um aumento preocupante nos casos de diverticulite grave entre americanos com menos de 50 anos.

A diverticulite envolve pequenas bolsas que se formam em pontos fracos ao longo da parede do cólon. Em casos graves, essas bolsas podem infeccionar ou romper, resultando em complicações potencialmente fatais.

Para o novo estudo, pesquisadores analisaram registros de mais de 5,2 milhões de internações hospitalares nos EUA. Desses pacientes, cerca de 16% eram casos de "início precoce", ocorrendo em pessoas com menos de 50 anos. O número desses casos que envolviam diverticulite grave aumentou 52% durante o período do estudo.

No entanto, as estratégias de tratamento também evoluíram. A proporção de pacientes mais jovens que necessitaram de remoção cirúrgica de parte do cólon para tratar a diverticulite caiu de quase 35% para cerca de 20%, demonstrando que os médicos estão utilizando com sucesso abordagens mais conservadoras para tratar casos graves.

O estudo constatou que pacientes mais jovens com diverticulite tendiam a morrer com menos frequência, a ter internações hospitalares mais curtas e custos de hospitalização menores em comparação com pacientes mais velhos.

No entanto, eles também apresentaram maior probabilidade de necessitar de procedimentos complexos, com 29% mais chances de precisar remover parte do cólon e 58% mais chances de necessitar de drenagem de abscessos.

Não está claro por que mais adultos jovens estão desenvolvendo diverticulite, mas os pesquisadores observaram que a tendência coincide com um risco aumentado de câncer de cólon nessa faixa etária.

Fonte: Diseases in the Colon & Rectum. DOI: 10.1097/DCR.0000000000003668.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários