Estudo afirma que a genética influencia o processo de aprendizado

04 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Um estudo realizado com 4.000 pares de gêmeos na Inglaterra relata que os dados genéticos das pessoas podem influenciar o processo de aprendizado. Gêmeos idênticos e fraternos fizeram provas de inglês, biologia e matemática.  Os pares idênticos tiveram resultados mais semelhantes entre si do que os pares fraternos. “Os resultados foram surpreendentes, indicando que mesmo quando realizações prévias e a habilidade cognitiva geral de uma criança são removidas, a medida das realizações individuais ainda é significativamente influenciada por fatores genéticos.”, afirma o estudo realizado no King’s College London’s Institute of Psychiatry.

Os resultados apontam para uma necessidade de revisar o sistema educacional e entender essas diferenças genéticas como algo que deve ser aceito e encorajado. A líder da equipe de pesquisadores, Dra. Claire Haworth, diz que os resultados do estudo não significam que a qualidade da educação não é importante, mas sim que fatores ambientais e genéticos têm a mesma importância. As características que cada criança possui vão afetar no aproveitamento da informação que ela aprende na sala de aula. “Considere uma sala de aula cheia de estudantes sendo ensinados pelo mesmo professor – algumas crianças vão melhorar mais do que outras crianças, mesmo que a experiência educacional na escola seja a mesma”,

A proposta feita pelos pesquisadores é que o modelo de instrução não funcione de forma que as crianças apenas recebam passivamente o conhecimento, participando diretamente do processo. A idéia é que eles possam modificar e criar partes da sua própria educação, tendo como base suas propensões genéticas.

Essa linha de pensamento está de acordo com uma tendência atual que sugere que é possível personalizar a educação através da tecnologia interativa.

Fonte: BBC Health. 3 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.