Notícias de saúde

Atividade metabólica de moscas é similar ao crescimento de células cancerígenas

03 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores de genética humana da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram que a divisão celular responsável pelo crescimento das moscas Drosophila melanogaster, as moscas-das-frutas, é similar ao crescimento das células cancerígenas. Contudo, ao contrário do câncer, onde a divisão celular é descontrolada, nas moscas a proliferação de células cessa quando os insetos atingem a maturidade.

Os cientistas identificaram uma mudança genética que apóia a divisão celular e a proliferação crescente de moscas de fruta. Essa é controlada por um receptor nuclear e um fator de transcrição, chamadas de Derr, que são semelhantes a três fatores de transcrição humana conhecida como ERRs (Receptores de estrógeno relacionadas).

Dois fatores de transmissão do ERR estão relacionados com o câncer de mama. Essa descoberta leva os pesquisadores a acreditar que a compreensão do papel da Derr pode ajudar a compreender como AC células cancerosas se proliferam e como se espalhou nos seres humanos através de um estado metabólico chamado de efeito Warburg.

Embora os estudos ainda estejam em estágio inicial, os pesquisadores acreditam que ao identificar o papel dos Derr estão dando um primeiro passo significativo para a compreensão do processo.

Segundo Carl S. Thummel, PhD e professor de genética humana responsável pela pesquisa, o estudo, apesar de realizado com insetos, "tem relevância direta para os humanos. Nossos resultados com Derr sugerem que os fatores de transcrição de mamíferos estão fazendo a mesma coisa", diz.

Fonte: Cell Metabolism, 01 de Fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários