Notícias de saúde

Cientistas desvendam papel da nicotina no câncer de mama

20 de outubro de 2008 (Bibliomed). A nicotina, um dos principais componentes do cigarro, parece cumprir um papel no desenvolvimento e metástase de tumores na mama, segundo estudo publicado na revista especializada Cancer Research. Através de uma série de testes em laboratório, cientistas israelenses descobriram que a nicotina pode potencialmente aumentar o crescimento e a migração de células de câncer de mama.

As análises indicaram que células epiteliais mamárias normais MCF10A e células cancerígenas MCF7 expressam diversas subunidades de um receptor de nicotina. E, quando entram em contato com a nicotina, essas células iniciam um processo que os pesquisadores acreditam estar envolvido no crescimento e na metástase dos tumores.

Segundo os cientistas, os testes mostraram que a nicotina não é um carcinogênio convencional, mas se combina outros fatores ainda indeterminados para promover o crescimento de tumores. “Testes in vitro e in vivo mostraram que nenhuma metástase ocorreu somente com a administração de nicotina”, disse o líder do estudo, cientista Chang Yan Chen, destacando que “só se pode sugerir que a nicotina potencia o processo”.

Agora, os pesquisadores esperam realizar mais estudos para investigar os efeitos da exposição à nicotina no início e no crescimento do câncer de mama.

Fonte: Cancer Research, 15 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários