Notícias de saúde

Consumo de queijo é benéfico para todas as idades, destaca especialista

17 de dezembro de 2010 (Bibliomed). Rico em proteínas, vitaminas e minerais, o queijo é um alimento que traz benefícios para pessoas de todas as idades, segundo especialistas. De acordo com o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, na infância, ele auxilia no crescimento de dentes, ossos e cartilagens; na adolescência, contribui para o desenvolvimento do corpo; e, na vida adulta, é importante para o combate à osteoporose.

"Além de saborosos, os queijos são altamente nutritivos. Têm elevado teor de proteínas de alto valor biológico, cálcio e são ótimas fontes de vitamina B12", destaca o médico. Ele explica que as proteínas de alto valor biológico - que são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais - possuem uma “digestibilidade” próxima a 95%, o que significa que são absorvidas quase completamente pelo organismo.

O especialista afirma que os benefícios dos queijos na formação de ossos, cartilagens, dentes e na prevenção da osteoporose, por causa do cálcio, já são bem conhecidos, mas que a presença do mineral varia de acordo com o tipo de queijo e de acordo com as técnicas de fabricação envolvidas. E cada queijo tem características próprias, que influenciam em seus benefícios.

"Os queijos frescos, por exemplo, apresentam teores menores de cálcio. E queijos envelhecidos, como o cheddar, ajudam na prevenção da cárie. Os frescos, elaborados com leite desnatado, têm menos gordura e, portanto, menos calorias, e são sempre mais indicados", destaca o especialista.

Ele ainda comenta que é necessário tomar alguns cuidados no consumo de alguns tipos de queijo. "Todo queijo envelhecido, como cheddar, gorgonzola e camembert, possui tiramina, um aminoácido conhecido por provocar dores de cabeça, náusea e pressão alta em algumas pessoas", explica o médico. "Além disso, pessoas alérgicas à penicilina podem manifestar alergia ao comer gorgonzola e outros queijos moles feitos com o mesmo fungo", completa.

Fonte: Barcelona Soluções Corporativas e Relações Institucionais/ ABRAN. Press release. 16 de dezembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários