Notícias de saúde

AZT Não Afeta Coração de Bebês, Mostra Novo Teste

BOSTON (Reuters) - Novos testes com a droga para Aids AZT demonstram que, ao contrário do que ocorre em bebês de macacos expostos à droga, o medicamento não danifica o coração de recém-nascidos humanos, afirmam pesquisadores na edição de quinta-feira de New England Journal of Medicine.

A droga, também conhecida como zidovudina e comercializada com o nome de Retrovir pela Glaxo Wellcome, provocou algumas anormalidades cardíacas em bebês de macacos, cujas mães foram expostas ao medicamento durante a gestação. Estudos em crianças produziram resultados conflitantes.

A nova descoberta é importante, pois "durante os próximos dez anos, cerca de 60.000 crianças devem ser expostas à zidovudina e outras drogas anti-retrovirais no útero nos Estados Unidos" à medida em que suas mães forem tratadas para o HIV, afirmou Lynne Mofenson, do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, em um editorial que acompanha o estudo.

Os pesquisadores, coordenados por Steven E. Lipshultz, do Centro Médico da Universidade de Rochester, acompanharam 185 bebês que foram expostos ao AZT enquanto estavam no útero. Desses, 27 se infectaram com o vírus da Aids.

Steven e sua equipe afirmaram que, comparados aos bebês de mulheres que não foram infectados com o vírus da Aids, "bebês nascidos de mulheres com HIV e expostos à zidovudina não estavam mais propensos a ter (corações) anormais...do que crianças que não receberam tratamento com zidovudina".

Mofenson disse que os resultados "sugerem que se a toxicidade cardíaca ocorre, ela é incomum".

De acordo com Mofenson, mesmo se houver um problema, a natureza mortal do HIV e a capacidade do AZT de prolongar a vida significam que qualquer risco causado pela droga "teria que ser profundo, ocorrer cedo e em uma proporção substancial àqueles expostos para contrabalançar o benefício comprovado" dessas drogas para prevenir a transmissão do HIV de mãe para feto.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários