Notícias de saúde

Drogas contra o HIV evitam a transmissão materno-infantil da AIDS

13 de Outubro de 2003 (Bibliomed). Medicamentos contra a AIDS, administrados a bebês filhos de mães HIV positivas logo em seguida ao nascimento, podem protegê-los de ser infectados, segundo informaram pesquisadores na última sexta-feira em publicação na revista médica Lancet.

Os investigadores, da Johns Hopkins University em Baltimore, Maryland, descobriram que a administração de duas drogas, nevirapina e AZT, em bebês de mães HIV-positivas logo após o nascimento, apresentava uma eficácia de 36 por cento para bloquear a transmissão do vírus.

Os novos achados foram baseados em um estudo de 1.119 bebês recém-nascidos, filhos de mães HIV positivas, que foram divididos em dois grupos: um deles recebeu nevirapina isoladamente, e o segundo recebeu a nevirapina em associação com AZT, iniciando-se as drogas imediatamente após o parto.

Após um seguimento de 6 a 8 semanas, o regime medicamentoso duplo apresentou um índice de transmissão de 15,3 %, significativamente mais baixo do que a taxa observada com a nevirapina sozinha – 20,9%.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários