Notícias de saúde

Ganho de peso pode aumentar risco de perda de visão, sugere estudo

17 de setembro de 2010 (Bibliomed). Os problemas associados à obesidade, como pressão e colesterol altos e doenças cardiovasculares, são amplamente conhecidos e divulgados. E, agora, um estudo irlandês pode acrescentar mais um problema à lista de condições provocadas pelos quilinhos a mais. De acordo com pesquisadores do Instituto de Tecnologia Waterford, o ganho de peso e de gordura pode aumentar os riscos de desenvolver uma séria condição ocular que pode levar à cegueira, conhecida como degeneração macular relacionada à idade.

Estudando mais de 800 adultos irlandeses, os cientistas descobriram que o pigmento macular, obtido com o consumo de frutas, verduras e legumes que contêm luteína e zeaxantina, pode proteger contra a degeneração macular ao filtrar a luz azul que causa danos à macula e neutralizar as moléculas instáveis que contribuem com a doença. Além disso, eles notaram forte associação entre alterações na gordura corporal e os níveis de pigmento macular no olho, com a perda de peso aumentando bastante os níveis do componente protetor.

Os especialistas destacam que, enquanto a idade avançada permanece sendo o principal fator associado à doença, com uma em dez pessoas com mais de 50 anos sendo afetada pela condição, os resultados podem ter importantes implicações, considerando o crescente número de pessoas que estão acima do peso ideal. Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que manter um peso saudável, com alimentação balanceada e exercícios, e evitar o cigarro pode ter benefícios para a saúde geral, incluindo a saúde ocular.

Fonte: IrishHealth. 17 de setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários