Notícias de saúde

Vizinhança pode influenciar mudanças no peso de idosos

05 de março de 2021 (Bibliomed). Os idosos que vivem em bairros com pior nível socioeconômico têm maior risco de alterações excessivas de peso, tanto para mais quanto para menos. É o que sugere estudo realizado na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados do estudo National Institutes of Health-AARP Diet and Health, um projeto em andamento que avalia a nutrição e a saúde de idosos em todo o país. Eles analisaram as tendências de perda e ganho de peso relatadas por mais de 126.000 adultos na faixa dos 50 e 60 anos, comparando-os com os padrões socioeconômicos dos bairros em que vivem.

Residentes em áreas com status socioeconômico em declínio tiveram um risco 19% maior de ganho de peso excessivo em comparação com aqueles que moram em áreas mais estáveis, enquanto aqueles que vivem em bairros com condição de melhoria tiveram um risco 13% menor.

Da mesma forma, aqueles que vivem em áreas com status socioeconômico em declínio tiveram um risco 15% maior de perda excessiva de peso em comparação com aqueles que vivem em áreas mais estáveis, enquanto as pessoas em áreas com melhoria de status tiveram um risco 11% menor.

Embora o estudo não estabeleça uma "relação causal", ele sugere que as pessoas que vivem em áreas empobrecidas podem não ser capazes de manter uma dieta saudável e nutritiva. Para os pesquisadores, esses resultados sugerem que o ambiente da vizinhança tem um papel potencial nos resultados de saúde relacionados ao peso.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.36809.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários