Notícias de saúde
06 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Medicamentos para perda de peso poderiam aumentar o risco de uma doença ocular rara e potencialmente ofuscante, alerta um novo estudo realizado na Ophthalmology Service at Mass Eye and Ear, nos Estados Unidos.
Pessoas com diabetes que receberam prescrição de semaglutidade tiveram mais de quatro vezes mais probabilidade de serem diagnosticadas com neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica (NAION). Além disso, aqueles que estavam acima do peso tinham mais de sete vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com NAION.
O estudo foi realizado após a equipe perceber que três pacientes foram diagnosticados com perda de visão por NAION em apenas uma semana. Todos os três estavam tomando semaglutida. Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros de mais de 17.000 pacientes com Mass Eye and Ear tratados durante os seis anos desde que a semaglutida foi aprovada para tratamento de diabetes. Os pesquisadores compararam as taxas de NAION em pessoas que receberam semaglutida com aquelas que tomavam outros medicamentos para diabetes ou para perda de peso e descobriram que o risco aumenta significativamente. No entanto, os pesquisadores conseguiram determinar o motivo certo dessa associação.
A neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica normalmente causa perda repentina da visão em um olho, sem nenhuma dor. credita-se que seja causado pela redução do fluxo sanguíneo para a frente do nervo óptico, onde o nervo encontra o olho. A doença é a causa mais comum de cegueira repentina devido a danos no nervo óptico, e fica atrás apenas do glaucoma como causa geral de cegueira do nervo óptico. Atualmente, não há tratamentos eficazes para NAION, e a perda da visão devido ao dano do nervo é geralmente considerada permanente. No entanto, NAION é relativamente rara, ocorrendo em cerca de 10 em cada 100.000 pessoas.
Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2024.2296.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também