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Alongamento pode prejudicar o desempenho dos atletas, indica estudo

13 de setembro de 2010 (Bibliomed). Alguns atletas capricham no alongamento para preparar os músculos para a corrida e reduzir os riscos de lesões. Entretanto, segundo recente estudo da Universidade de Tampa, nos Estados Unidos, os corredores de longas distâncias que alongam antes da corrida podem ter pior desempenho e gastar mais energia do que aqueles que não fazem alongamento. “No geral, não acho que valha a pena se alongar antes de uma corrida”, destacou o pesquisador Jacob M. Wilson, especialista em ciências do exercício e estudo dos esportes. “Após a corrida, se alguém estiver tentando trabalhar a flexibilidade, tudo bem”.

Avaliando dez atletas - todos, homens com média de idade de 25 anos -, os especialistas notaram que o desempenho deles era pior quando faziam 16 minutos de alongamento antes de uma corrida de 1h na esteira (30 min de aquecimento e 30 min de “alto-desempenho”), comparado ao dia em que permaneciam esse tempo sentados antes do exercício. Sem o alongamento, os atletas correram, em média, 6 km em 30 minutos, enquanto sua performance foi de 5,8 km no dia em que alongaram. Segundo os autores, embora essa diferença pareça pequena, ela pode ser determinante em uma competição.

Publicado na edição mais recente do Journal of Strength and Conditioning Research, o estudo indica também que o alongamento pode estar associado com maior gasto de energia durante o exercício. De acordo com os autores, quando os participantes fizeram alongamento antes do exercício, eles tiveram um gasto médio de 425 calorias durante a corrida de aquecimento, contra apenas 405 calorias queimadas no dia em que não se “esticaram” previamente.

Apesar de o estudo envolver apenas atletas profissionais do sexo masculino, os pesquisadores acreditam que isso também se aplique as mulheres e aos atletas amadores. “Uma das razões por que o alongamento prejudica o desempenho é que, provavelmente, pode causar dano aos músculos”, explicaram os autores, acrescentando que resultados similares foram observados em estudos que avaliaram o salto em altura e corridas mais curtas.

Especialistas alertam, ainda, que o estudo não avalia o risco de lesões. Por isso, com ou sem alongamento antes dos exercícios, eles recomendam que haja um exercício mais leve como aquecimento antes das corridas. “Comece devagar, por uma milha (1,6 km) ou duas. Se você estiver suando, seus músculos estão aquecidos. Então, você pode pegar o ritmo”, aconselha Cathy Fieseler, diretora da Associação Americana de Medicina Esportiva.

Fonte: Journal of Strength and Conditioning Research. Setembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

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