Notícias de saúde

Insônia pode prejudicar a regulação do ritmo cardíaco das crianças, diz estudo

19 de março de 2010 (Bibliomed). Crianças que sofrem de insônia ou dormem pouco podem ter problemas na modulação do ritmo cardíaco durante o sono, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana do Coração. Os pesquisadores destacam que, em pessoas saudáveis, os intervalos entre os batimentos cardíacos variam um pouco em resposta a funções automáticas, como a respiração, mas problemas de sono podem atrapalhar essa modulação.

Avaliando dados de 612 estudantes da primeira à quinta série - obtidos através de questionários respondidos pelos pais - e os resultados de testes de distúrbio de sono em laboratório, os pesquisadores notaram que as crianças que dormiam mais e melhor tinham um perfil de regulação cardíaca mais saudável do que aquelas com menor duração do sono.

"Seus corações são mais excitáveis se tiverem insônia. Se o coração for muito excitado, significa que está batendo muito rápido e, normalmente, isso não é bom", disse o pesquisador Duanping Liao, da Penn State University College of Medicine, nos Estados Unidos. "Esses dados indicam que, entre as crianças novas com sintomas de insônia reportados por seus pais, já há um comprometimento da regulação autonômica cardiovascular, muito antes de atingirem o tradicional período de alto risco para doença cardiovascular", concluiu o especialista.

Baseados nos resultados, os pesquisadores ressaltam a importância de se prestar atenção em distúrbios de sono entre as crianças, e tratá-los o quanto antes, por causa da grande influência do sono na saúde geral. Porém mais estudos são necessários para confirmar essa relação e revelar se os distúrbios de sono na infância podem afetar o risco cardiovascular na idade adulta.

Fonte: American Heart Association's 50th Annual Conference. Press release. 03 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários