Notícias de saúde

Óculos 3D no cinema podem disseminar doenças nos olhos, alerta especialista

08 de fevereiro de 2010 (Bibliomed). Além de Avatar e Premonição 4, que estão em cartaz nos cinemas de algumas cidades brasileiras, pelo menos mais seis filmes produzidos em três dimensões (3D) devem chegar às telonas do Brasil este ano. Para assistir a essas superproduções é preciso tomar algumas precauções para que a diversão não vire um transtorno, e o espectador fique mais envolvido com problemas nos olhos do que pela própria tridimensionalidade do filme, segundo o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília.

Ao passar de rosto em rosto e de mão em mão a cada sessão, esses óculos podem disseminar agentes viróticos e bacterianos. Há pessoas com cílios grandes que podem estar contaminados - principalmente com a conjutivite -, e que, ao rasparem nas lentes, transmitem problemas para o próximo usuário. "Todos sabemos que uma pessoa, ao falar, tossir ou espirrar, expele gotículas de secreção que respingam nos óculos, sem falar nas mãos contaminadas que os pegam, pois nem todos incorporaram os cuidados recomendados por meio da imprensa e dos órgãos de vigilância sanitária", comenta. Outros, ainda, mesmo atendendo as orientações de cuidados, após tocarem em botões de elevador, dinheiro, maçanetas de carros e portas, podem coçar os olhos com as mãos contaminadas.

Por isso, o especialista aconselha pais e crianças a, pelo menos, limparem com álcool em gel os óculos com lentes coloridas que recebem na porta do cinema, "pois nem sempre os cinemas tomam este cuidado". "Uma forma de amenizar os riscos é carregar um lenço e um recipiente com álcool em gel para higienizar os óculos antes de usá-los, mas, mesmo assim, não é a prática que queremos", adverte. Segundo ele, o ideal seria que esses óculos já tivessem seu preço embutido no valor do ingresso, e cada espectador tivesse o seu, porque óculos são de uso individual. O médico diz que esses óculos não são de valor muito alto, e poderiam ser individualizados para evitar problemas.

Pessoas que usam óculos de correção refrativa e colocam os destinados para assistir os filmes em 3D por cima podem estar parcialmente mais protegidas, mas também não há garantia, e nem é a condição de todos os espectadores. "Eu não gostaria de usar óculos de uso comum para me divertir no cinema", posiciona-se o médico.

Inflamação

A conjuntivite virótica é agressiva e, por vezes, deixa sequelas irreversíveis. Trata-se de uma inflamação da conjuntiva (fina membrana de tecido epitelial que recobre a córnea e a esclera - parte branca do olho). A conjuntivite é suspeita quando sintomas como sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, fotofobia, lacrimejamento e inchaço das pálpebras ocorrem. A primeira providência do médico é afastar o paciente das funções diárias. O tempo para a cura da inflamação pode durar semanas.

Fonte: ATF Comunicação Empresarial/HOB. Press release recebido em 05 de fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários