Notícias de saúde
23 de dezembro de 2011 (Bibliomed). Pesquisa realizada pelo IBOPE com 284 mulheres que apresentam problemas de visão mostrou que apenas 8% delas usam óculos escuros com grau quando vão à praia. Esse dado contrasta com o fato de que 97% das entrevistadas acreditam que a radiação ultravioleta (UV) prejudica a visão. A pesquisa também mostra que, apesar da maioria não usar lentes com proteção UV, 95% das entrevistadas acreditam que a radiação provoca o envelhecimento da pele ao redor dos olhos.
A falta de proteção solar pode causar alterações imediatas e em longo prazo nos olhos. Ao se expor ao sol sem a proteção adequada, a pessoa pode sofrer com queimadura na pele periocular, e até mesmo um câncer de pele. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, e para 2012, espera-se que os casos da doença entre mulheres aumentem 14% a mais do que entre os homens.
“Apesar da metástase da pálpebra para os olhos ser incomum, nos casos de câncer não melanoma que é o tipo mais prevalente, a doença pode causar lesões palpebrais e desencadear cicatrizes na córnea que conduzem à queda visual”, diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto.
De acordo com o especialista, a melhor forma de proteger os olhos e a pele da região é usar óculos que tenham lentes com filtro UV, já que o contato dos filtros cosméticos com a mucosa ocular pode provocar conjuntivite tóxica e alérgica. “Os óculos com filtro eliminam este risco e o uso incorreto do protetor solar”, afirma.
Problemas como fotoceratite, inflamação da córnea por queimadura de primeiro grau que acontece, geralmente, após seis horas ininterruptas de exposição ao sol e que pode levar à cegueira se repetida muitas vezes e risco 60% maior de desenvolver catarata são outros problemas que podem ser desencadeados pelo sol.
Escolher os óculos correto é a forma mais adequada de se prevenir. O oftalmologista explica que lentes escuras sem proteção são piores do que a falta de óculos, porque dilatam a pupila e permitem que uma maior quantidade de radiação penetre nos olhos. O ideal é que os óculos filtrem 100% da radiação UV e, para confirmar isso, é preciso verificar o certificado ABNT NBR ISO 15111.
Fonte: Press-release, LDC Comunicação, 21 de dezembro de 2011.
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também