Notícias de saúde

Perda de peso é importante para manter saúde sexual de diabéticos, aponta estudo

10 de setembro de 2009 (Bibliomed). O diabetes é uma das condições crônicas que mais frequentemente causa disfunção erétil, ou impotência sexual. E, por ambas as condições estarem intimamente associadas à obesidade, uma intervenção para perda de peso é importante para os diabéticos com sobrepeso manterem uma vida sexual ativa, segundo estudo publicado na edição de agosto do Journal of Sexual Medicine.

Doença que provoca um processo inflamatório nas artérias e arteríolas do corpo, o diabetes causa problemas de circulação que afetam todo o corpo, mas, especialmente, o pênis, cujas artérias são minúsculas, causando problemas de ereção. Segundo os autores do novo estudo, embora a disfunção erétil seja comum em pacientes diabéticos com sobrepeso, poucos estudos examinam o efeito da perda de peso sobre o problema.

Para avaliar essa relação, os autores examinaram, durante um ano, 372 homens com sobrepeso ou obesidade que tinham diabetes tipo 2. Um grupo foi submetido a um programa de educação e apoio em relação ao diabetes, e outro, a intervenções intensivas no estilo de vida que incluíam perda de peso e atividades físicas.

Os resultados indicaram que aqueles que participaram da intervenção tiveram melhoras mais consideráveis no peso, no condicionamento físico e na função erétil. De acordo com os autores, 8% dos homens desse grupo apresentaram piora da função erétil em um ano, contra 20% dos participantes que receberam apenas informações sobre o diabetes. E, entre os voluntários que perderam peso, 70% se mantiveram na mesma categoria da função erétil, comparados com apenas 57% do grupo que não participou da intervenção. "Nessa amostra de homens idosos diabéticos com sobrepeso/obesidade, a perda de peso foi levemente útil na manutenção da função erétil", concluíram os autores.

Fonte: Journal of Sexual Medicine. 17 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários