Notícias de saúde

Perda de peso pode melhora a vida sexual de diabéticos

09 de agosto de 2011 (Bibliomed). Muitos homens diabéticos enfrentam problemas urológicos e disfunção erétil, mesmo que a diabetes esteja bem controlada. Esses problemas podem ser tratados com medicamentos, mas um estudo desenvolvido na Universidade de Adelaide (Austrália) aponta que a perda de peso é tão eficaz quando o uso de remédios.

O Dr. Gary Wittert, um dos pesquisadores do estudo, afirma que “medicação é cara, cuidado médico é caro. Aqui está uma mudança de estilo de vida que é rápida, barata, fácil e pode melhorar a saúde substancialmente além de qualquer coisa que a medicação pode fazer”.

O estudo acompanhou um grupo de 31 homens obesos com diabetes tipo 2. Após designarem diferentes dietas para os participantes e esses terem perdido de 5 a 10% de seus pesos, os pesquisadores analisaram como o emagrecimento havia afetado a vida sexual desses homens.

“Mesmo sem levar a diabetes em conta, homens obesos têm chances 1,2 maiores de terem disfunção erétil”, explica Wittert.

Os resultados da análise mostraram que os homens que perderam peso viram melhoras significativas em saúde urológica e sexual. Participantes que antes do estudo enfrentavam disfunção erétil severa passaram enfrentar versões brandas da condição. Os níveis de inflamação nos corpos desses homens também foram reduzidos, o que pode ter ajudado no melhor funcionamento do órgão sexual.

Wittert acredita que a perda de peso através de exercícios físicos pode ter efeitos diferentes do que o emagrecimento obtido com dietas. “Os problemas urológicos relacionados à obesidade poderiam ser hormonais, eles poderiam estar relacionados aos nervos, nós não sabemos. Mas exercícios tem uma série de efeitos potenciais que não são estritamente relacionados à perda de peso”, completa.

O estudo foi publicado online no periódico Journal of Sexual Medicine.

Fonte: Live Science 5 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários