Publicidade

Notícias de saúde

Cianureto pode 'matar' o câncer, dizem cientistas

LONDRES (Reuters) - O veneno mortal cianureto pode ser utilizado para matar o câncer, afirmaram cientistas britânicos na quarta-feira. Pesquisadores do Imperial College, de Londres, disseram durante um encontro científico que conseguiram controlar um sistema gerador de cianureto usado por plantas como uma forma de defesa contra insetos e acreditam que o mecanismo pode ser desenvolvido para produzir drogas anticâncer.

Plantas como a hortênsia e a batata africana contêm uma enzima chamada linamarase que é capaz de gerar cianureto quando ameaçadas por animais ou insetos.

Os cientistas acreditam que podem ligar a enzima a um anticorpo relacionado ao câncer capaz de reconhecer uma proteína encontrada somente em certos tipos de câncer.

O método -- conhecido como Agent (nitriloterapia de enzima guiada por anticorpo) -- pode produzir um agente que potencialmente pode matar células cancerosas, sem atingir tecidos saudáveis.

Mahendra Deonarain, do Departamento de Bioquímica do Imperial College, disse durante o Festival de Ciência da Associação Britânica, em Londres, que o trabalho ainda está em fase inicial, mas é promissor.

"Demonstramos que esse sistema é capaz de matar especificamente células tumorais por intoxicação de cianureto", disse Deonarain.

"O próximo passo será identificar a melhor molécula antes de continuar com estudos em animais."

Apesar da natureza mortal do cianureto, a quantidade gerada pela técnica é suficiente para matar apenas células cancerosas específicas graças à combinação da molécula enzima-anticorpo.

Uma enzima natural produzida no fígado humano pode eliminar qualquer quantidade de cianureto que escapar do tumor.

A pesquisa foi submetida para publicação no British Medical Journal.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: