Publicidade

Notícias de saúde

Suco de beterraba pode aumentar resistência a exercícios, indica estudo

07 de agosto de 2009 (Bibliomed). Se seu time de futebol não está jogando nada, cansando no segundo tempo e caindo pelas tabelas, os jogadores podem estar precisando de um suco de beterraba. Segundo estudo recente da Universidade de Exeter, no Reino Unido, o suco de beterraba pode aumentar a resistência e ajudar as pessoas a se exercitarem 16% mais tempo.

Publicado esta semana no Journal of Applied Physiology, o estudo é o primeiro a mostrar como o nitrato contido na bebida leva a uma grande redução no consumo de oxigênio – em uma extensão que não pode ser alcançada por nenhum outro meio conhecido –, fazendo com que o exercício seja menos cansativo. De acordo com os autores, os resultados podem ser de interesse não só de atletas de resistência, mas também de idosos e de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas.

O estudo avaliou oito homens com idades entre 19 e 38 anos, que passaram a tomar 500 ml diários de suco de beterraba orgânica durante seis dias seguidos, antes de completar uma série de testes que incluíam ciclismo. Em outra ocasião, os voluntários tomaram placebo antes dos testes.

Após o consumo do suco de beterraba, o grupo foi capaz de se exercitar por 11,25 minutos – 92 segundos a mais do que conseguiam após tomarem o suco "falso". Segundo os autores, isso equivaleria a uma redução de 2% no tempo para percorrer uma distância definida. Além disso, o consumo do suco de beterraba foi associado a uma menor pressão sanguínea no repouso.

Os pesquisadores ainda não têm certeza dos mecanismos exatos que fazem com que o nitrato do suco aumente a resistência. Mas eles acreditam que isso pode ser um resultado da transformação do nitrato em óxido nítrico no corpo, reduzindo o consumo de oxigênio no exercício. Os especialistas destacam que mais estudos devem ser feitos para entender melhor esses efeitos.

Fonte: University of Exeter. Press release. 06 de agosto de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: