Notícias de saúde

Suco de beterraba é eficaz no controle da hipertensão

18 de abril de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores da Escola de Medicina de Londres, na Inglaterra, descobriram que ingerir um copo de suco de beterraba por dia por ajudar a reduzir a pressão arterial.

O estudo envolveu voluntários com hipertensão que consumiram cerca de 240 mililitros (ml) de suco de beterraba diariamente, o que resultou em uma diminuição da pressão arterial em 10 mm/Hg.

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a ideia é de que um aumento na ingestão de alimentos com alto teor de nitrato, como vegetais de folhas verdes e beterrabas, possam ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes com problemas cardiovasculares.

O suco de beterraba contém cerca de 0,2 grama de nitrato, a mesma quantidade que pode ser encontrada em uma bacia grande de alface ou em duas beterrabas. O nitrato, quando entra no corpo, é convertido em um composto químico chamado nitrito, que vai para o sangue e se transforma em oxido nítrico, gás responsável por alargar os vasos sanguíneos, auxiliando no fluxo sanguíneo.

Em comparação com indivíduos de pressão arterial normal, a quantidade de nitrato necessária é muito menor do que naqueles com hipertensão. Contudo, os pesquisadores ressaltam que ainda não se pode confirmar se os efeitos da ingestão maior de nitrato por hipertensos no intuito de diminuir a pressão arterial são duradouros.

O estudo foi publicado no jornal da Associação Norte-Americana do Coração.

Fonte: Diário da Saúde, 16 de abril de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários