Notícias de saúde

Exercício físico pode melhorar movimentos de pessoas com Parkinson

11 de outubro de 2023 (Bibliomed). A prática de exercícios físicos pode ajudar a melhorar os sintomas relacionados ao movimento para pessoas com doença de Parkinson, indica estudo da University of Cologne, na Alemanha.

Os pesquisadores analisaram 156 ensaios clínicos randomizados, comparando exercícios com nenhum exercício e com diferentes tipos de exercícios, englobando quase 8.000 pessoas de todo o mundo.

Os resultados mostraram que o exercício físico, incluindo dança, exercícios aquáticos, exercícios de força e resistência, exercícios de resistência, tai chi, ioga e fisioterapia, causaram melhorias leves a grandes na gravidade dos sintomas motores e na qualidade de vida desses pacientes.

Para melhorias na qualidade de vida, os pesquisadores encontraram efeitos benéficos para o treinamento à base de água e efeitos que provavelmente foram clinicamente significativos para vários tipos de exercício, incluindo treinamento de resistência, treinamento mente-corpo, treinamento para melhorar a marcha, equilíbrio e movimento e multi-treino de exercícios.

A maioria dos participantes tinha doença leve a moderada, sem prejuízo para seus processos de pensamento. Eles tinham uma faixa etária média de 60 a 74 anos.

Fonte: Cochrane Reviews. DOI: 10.1002/14651858.CD013856.pub2.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários