Notícias de saúde

Ioga pode ser benéfica para mulheres com câncer de mama, indica estudo

26 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). A prática de ioga traz benefícios emocionais e melhora a qualidade de vida de mulheres com câncer de mama, segundo estudo publicado esta semana na revista especializada Psycho-Oncology. De acordo com os pesquisadores, a técnica milenar, marcada por suaves exercícios físicos e respiratórios, beneficia as pacientes melhorando seu humor e reduzindo a fadiga.

Avaliando 44 mulheres com câncer de mama – 22 que tiveram aulas de ioga, e 22 que ficaram na lista de espera – os especialistas notaram que as praticantes da técnica tiveram uma redução de 50% na depressão e um aumento de 12% na sensação de paz após dez semanas de um programa de “ioga restaurativa”.

A autora do estudo, Suzanne Danhauer, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos destacou que os resultados mostram claramente que a ioga restaurativa – que utiliza os mesmos movimentos dos outros tipos de ioga, mas de uma forma mais tranquila e suave – apresenta benefícios para as pacientes com câncer de mama.

Devido aos resultados na redução da fadiga e melhora em outros fatores da qualidade de vida, os especialistas recomendam o uso da técnica de forma complementar aos tratamentos convencionais para o câncer de mama.

Fonte: Psycho-Oncology. 25 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários