Notícias de saúde

Ioga beneficia pessoas que sofreram derrame

08 de junho de 2011 (Bibliomed). A prática da ioga em pessoas que sofreram derrame pode ser extremamente benéfica. Pesquisadores realizaram um estudo com 20 veteranos de guerra que haviam sofrido derrames – 19 homens e uma mulher em uma média de 66 anos de idade. Eles participaram de aulas de ioga de uma hora, duas vezes por semana durante dois meses.  As aulas foram construídas de acordo com as necessidades específicas dos idosos.

Com a ioga, os veteranos viram melhoras em seu equilíbrio e também na autoconfiança. Além disso, os participantes viram as aulas como uma atividade prazerosa. A pesquisadora Alerne A. Schimid afirma que “eles gostaram tanto em parte porque eles não estavam recebendo nenhum outro tratamento. Eles já tinham completado a reabilitação deles, mas sentiam que ainda havia espaço para melhoras”.

Os pesquisadores viram que com as aulas, o equilíbrio dos veteranos havia aumentado em 34%. Eles também viram melhorias na capacidade de os participantes realizarem atividades físicas. Essas mudanças são ainda mais importantes quando é levado em conta que derrames aumentam os riscos de idosos caírem e se machucarem seriamente.

Apesar de o estudo ter mostrado bons resultados, o experimento deve ser feito com um grupo maior de pessoas para que o efeito positivo da ioga em sobreviventes de derrame seja comprovado.

Fonte: WebMD 6 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários