Notícias de saúde

Ioga traz melhorias para pacientes com câncer de próstata

05 de maio de 2017 (Bibliomed). Entre os pacientes com câncer de próstata, aqueles que praticam a ioga experimentam uma energia renovada e menos sintomas sexuais e urinários ligados ao tratamento de irradiação, em comparação com os homens que não praticam ioga. É o que indica pesquisa publicada no International Journal of Radiation Oncology, Biology, and Physics.

Os pacientes no estudo foram submetidos a seis a nove semanas de radioterapia de feixe externo. Aqueles que já faziam ioga, aqueles com câncer avançado, e aqueles que tinham sido anteriormente submetidos a radioterapia não foram incluídos no estudo. Vinte e dois dos pacientes participaram de uma aula estruturada de ioga duas vezes por semana durante a terapia de irradiação, enquanto outros 28 não fizeram ioga e serviram como um grupo de controle. Cada sessão de ioga durou 75 minutos e incluiu posições assentadas, em pé, e reclináveis ​​que foram modificadas para atender às necessidades e restrições de cada paciente.

Os pesquisadores descobriram que os homens que frequentavam aulas de ioga tinham menos fadiga e melhor função sexual e urinária do que aqueles no grupo de controle, com base em questionários auto-relatados. Em geral, os níveis de fadiga para os homens praticando ioga caiu com a continuidade das classes, enquanto eles aumentaram para os homens que não estavam nas classes. Os índices de funcionamento sexual caíram para os homens no grupo não-ioga; não houve nenhuma mudança observada para aqueles que tomam as aulas de ioga.

O fato do ioga ter a capacidade de fortalecer os músculos do assoalho pélvico é uma das várias teorias postuladas que podem explicar por que o grupo que fazia os exercícios não demonstrou escores que diminuíram, como observado no grupo controle.

Fonte: International Journal of Radiation Oncology • Biology • Physics (IJROBP). DOI:10.1016/j.ijrobp.2017.03.043

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários