Notícias de saúde

Cientistas desvendam processo inflamatório associado ao diabetes

11 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição de fevereiro da revista Cell Metabolism indica como a inflamação cumpre um papel no diabetes. Segundo os pesquisadores, há uma maior concentração de um fator inflamatório em pessoas com diabetes tipo 2, que seria responsável pela redução da quantidade de células beta no pâncreas e pelo declínio de sua capacidade de produzir e excretar insulina.

Em testes com amostras de células retiradas de pessoas com diabetes tipo 2 e de outras sem a doença, especialistas dos Estados Unidos, da Alemanha e da Suíça notaram uma quantidade mais de 30 vezes maior do fator inflamatório CXCL10 em pessoas com diabetes. E, quando expostas a essa substância, as células beta eram reduzidas em número e na habilidade de fazer e liberar insulina.

Além disso, os cientistas descobriram que uma proteína no sistema imunológico – chamada TLR4 – é usada pelo fator inflamatório no processo que afeta as células do pâncreas. Baseados nas descobertas, eles acreditam que podem usar essa proteína para encontrar uma forma de parar o processo, prevenindo o desenvolvimento da doença ou reduzindo seu impacto.

“Prevenir tal progressão usando alvos anti-inflamatórios do processo de sinalização da TLR4 será de grande importância para resgatar a célula beta da auto-destruição induzida por inflamação e para preservar a função e a massa da célula beta”, explicaram os pesquisadores.

Fonte: Cell Metabolism. 04 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários