Notícias de saúde

Sobreviventes de leucemia têm maior risco de sofrer osteoporose, diz estudo

06 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Homens que sobreviveram à leucemia na infância podem ter de enfrentar outro problema mais tarde. Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, indica que aqueles que passaram pelo tratamento para o câncer das células sanguíneas na infância são mais propensos a ter menor densidade mineral óssea na idade adulta, aumentando o risco de osteoporose e fraturas.

Os pesquisadores avaliaram a massa óssea de 74 pessoas com média de idade de 30 anos e que receberam tratamento há cerca de 24 anos para o tipo mais comum de câncer infantil –  a leucemia aguda linfoblástica. E descobriram que 24% dos participantes apresentavam densidade mineral óssea baixa, o que indica uma maior fragilidade dos ossos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 11% dos homens com 30 anos de idade e 19% das mulheres nessa faixa etária têm densidade mineral óssea baixa (osteopenia). E, no estudo, essas taxas foram bem superiores em relação aos homens sobreviventes de leucemia – 36% dos participantes do sexo masculino tinham osteopenia. Entre as mulheres, não houve diferenças significativas, com 16% das participantes tendo densidade mineral baixa.

Além disso, os resultados indicaram que pessoas de menor estatura têm mais chances de ter ossos mais fracos. Observando os níveis de hormônios do crescimento e de um hormônio chamado IGF-1, que são afetados pelo tratamento da leucemia, os pesquisadores notaram que menores níveis desses hormônios podem contribuir para uma pior saúde óssea.

“Sobreviventes com deficiência ou insuficiência do hormônio de crescimento deveriam ser triados (para osteopenia), mas nós defenderíamos que todos os adultos sobreviventes devem ser triados da mesma forma. A doença, a quimioterapia e a radiação craniana – mesmo que não levem à deficiência do hormônio de crescimento – podem cumprir um papel no desenvolvimento de osteopenia ou osteoporose”, destacaram os autores.

Fonte: Cancer. Dezembro de 2008.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários