Notícias de saúde

Medicamentos contra asma podem se perigosos para as crianças, alertam especialistas

10 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Alguns dos medicamentos mais populares para o tratamento de asma podem ser perigosos demais para as crianças, segundo especialistas do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos.

De acordo com os especialistas, quatro drogas conhecidas como beta-agonistas de ação duradoura – advair, serevent, symbicort e foradil – que aliviam os sintomas da asma por longo tempo, podem provocar ataques de asma que aumentam os riscos de morte dos pacientes em tratamento. Por isso, um encontro de especialistas está agendado para esta semana (dias 10 e 11) com a finalidade de avaliar a segurança desses quatro inaladores.

A preocupação maior é para os medicamentos que colocam sob maior risco os menores de 18 anos. Por isso, os pesquisadores defendem a revogação da aprovação, para todas as idades, principalmente do serevent e do foradil, que contêm apenas beta-agonistas de ação duradoura. As outras duas drogas apresentam também esteróides em sua fórmula, que podem amenizar um pouco os riscos dessas substâncias.

Segundo um dos diretores da FDA, Badrul Chowdhury, enquanto essas drogas apresentam “sério e significativo risco de segurança”, eles produzem benefícios “não triviais”, e seu risco de morte relacionado à asma é descrito como “numericamente pequeno”. Ele destaca que proibir esses medicamentos seria uma “abordagem extrema” de controlar os riscos, e poderia ser problemático. E, mesmo se forem revogadas para a asma, as drogas permanecerão disponíveis para o tratamento de doença pulmonar obstrutiva crônica.

No encontro desta semana, é esperado que os laboratórios responsáveis por esses medicamentos apresentem evidências de que, quando bem administradas, essas drogas apresentam mais benefícios do que riscos.

Fonte: Medheadlines. 06 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários