Notícias de saúde

Bactérias "Boas" Podem Evitar Inflamação no Intestino

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - As bactérias "boas" que revestem o trato intestinal podem impedir que o sistema imunológico do organismo provoque inflamação no intestino, afirmam pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Emory, no Estado norte-americano da Geórgia.

A descoberta traz esperanças de tratamento a milhões de pessoas que sofrem de inflamação crônica associada a doenças como a síndrome do cólon irritável.

Até agora, a função das bactérias no estômago ainda não foi completamente compreendida, apesar da crescente popularidade de alimentos 'probióticos' como iogurte, que são ricos nas bactérias.

Os pesquisadores conduziram experimentos em laboratório para analisar os efeitos de diferentes bactérias que normalmente habitam o intestino. "Descobrimos que, na verdade, um subgrupo de bactérias que não causa doenças bloqueia a resposta inflamatória", disse Andrew Neish.

As descobertas do estudo estão publicadas na última edição da revista Science.

"O que descobrimos de mais interessante é que estas bactérias são capazes de controlar o sistema imunológico do hospedeiro", afirmou Neish.

"As bactérias parecem rejeitar a resposta imunológica em benefício próprio - para permanecer no trato intestinal sem serem atacadas pelo sistema imunológico do corpo."

Segundo Neish, os resultados do estudo podem explicar o benefício que pessoas com doença inflamatória intestinal obtêm quando consomem probióticos.

"Nosso objetivo agora é confirmar essas descobertas em estudos em animais utilizando outras bactérias, incluindo as variedade encontradas nos probióticos, e verificar se elas têm efeito similar", acrescentou Neish.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários