Notícias de saúde

Exercícios e cálcio podem prevenir síndrome metabólica, indica estudo

1° de dezembro de 2008 (Bibliomed). A prática regular de exercícios físicos e uma dieta rica em cálcio podem reduzir os riscos de síndrome metabólica, segundo estudo publicado no American Journal of Health Promotion.

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco para diabetes e doença cardíaca, incluindo obesidade abdominal, pressão alta, baixos níveis de colesterol “bom” (HDL), glicose alta e altos níveis de triglicérides. E é diagnosticada quando uma pessoa apresenta pelo menos três desses fatores de risco.

No estudo, avaliando mais de 5 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que a síndrome é menos comum entre aqueles que seguem as recomendações para a prática de exercícios – pelo menos 30 minutos de atividades moderadas, como caminhada, na maioria dos dias da semana. Aqueles que não conseguiam a quantidade adequada de exercícios eram 85% mais propensos a ter a síndrome, comparados com os mais ativos.

Da mesma forma, os resultados indicaram que a síndrome é menos comum entre aqueles que consomem as quantidades indicadas de cálcio na dieta. Os voluntários que não ingeriam, regularmente, alimentos ricos em cálcio tinham 61% maior chance de ter o problema.

“Como em outras muitas condições, quando falta o bom comportamento, a condição (síndrome metabólica) é mais prevalente”, concluíram os autores, destacando a importância de uma dieta saudável e da prática de atividades físicas como forma de prevenir problemas cardíacos e diabetes.

Fonte: American Journal of Health Promotion. Novembro/Dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários