Notícias de saúde
10 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Mayo Clinic, nos Estados Unidos, revelou que mais de 4 em cada 5 mulheres não procuram atendimento médico para tratar os sintomas da menopausa.
Mais de um terço (34%) das mulheres entrevistadas relataram ter sintomas de menopausa de moderados a muito graves, com base em uma pesquisa com quase 5.000 mulheres de 45 a 60 anos entrevistadas em quatro unidades de atendimento primário da Mayo Clinic.
Distúrbios do sono (55%), ganho de peso (52%), problemas sexuais (43%), exaustão física e mental (40%) e dores articulares e musculares (37%) estavam entre os principais sintomas relatados. Contudo, quase 84% das mulheres não procuraram atendimento para seus sintomas relacionados à menopausa.
A maioria disse preferir lidar com os sintomas por conta própria (65%), enquanto outras estavam muito ocupadas para procurar atendimento (37%). Entretanto, mais de uma em cada cinco (22%) afirmou desconhecer opções de tratamento eficazes para seus sintomas. Outros 18% disseram sentir vergonha.Apenas cerca de um quarto das mulheres entrevistadas (28%) relatou estar recebendo tratamento para os sintomas da menopausa.
Segundo os pesquisadores, parte do problema pode estar relacionada ao médico. Cerca de um quarto das mulheres disse que seu médico não havia coletado um histórico completo de seus sintomas ou fornecido uma explicação clara e completa sobre as opções de tratamento.
Os pesquisadores estão agora trabalhando em questionários, ferramentas digitais e aplicativos para smartphones que podem ajudar as mulheres a identificar seus sintomas e a conhecer as opções de tratamento.
Fonte: Mayo Clinic Proceedings. DOI: 10.1016/j.mayocp.2025.02.018.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias