Notícias de saúde

Pela saúde dos dentes, prefira chás a refrigerantes e sucos de fruta, recomendam especialistas

1° de dezembro de 2008 (Bibliomed). Atualmente, uma garrafa de 600 ml de refrigerante tem o equivalente a 17 colheres de chá de açúcar; e alguns ácidos cítricos encontrados em sucos de frutas podem ser mais corrosivos que alguns ácidos usados em baterias, como o ácido sulfúrico. E essa quantidade de açúcar refinado e ácidos presentes nas bebidas promovem a erosão dos dentes, que desgasta, de forma irreversível, o esmalte dental. 

Por causa disso, especialistas da Academy of General Dentistry, nos Estados Unidos, defendem que, entre as muitas opções de bebidas, a melhor escolha é o chá, que não possui tantos impactos negativos para a saúde bucal. Em artigo publicado na revista especializada General Dentistry, eles destacam que, além de saborosos, os chás trazem muitos benefícios para a saúde. A bebida é carregada de antioxidantes naturais associados à redução da incidência de câncer, doença cardiovascular e diabetes.

Os pesquisadores compararam chá verde e chá preto com soda e suco de laranja em relação a efeito erosivo no dente humano em curto e longo prazo. E descobriram que o efeito erosivo do chá é similar ao da água, que não possui nenhuma propriedade corrosiva. E o chá verde seria melhor opção do que o preto pela maior quantidade de flavonóides antioxidantes.

Porém, os autores sugerem evitar aditivos, como leite, limão e açúcar, pois podem reduzir os benefícios da bebida; e evitar os chás gelados prontos, porque contêm ácidos nítricos e altas quantidades de açúcar.

“Casos graves de erosão ocorrem mensalmente e são frequentemente associados com altas taxas de consumo de refrigerantes”, destacou o especialista Kenton Ross. “Esse estudo mostra claramente que chás fervidos resultam em significativamente menos perda de esmalte do que refrigerantes e sucos ácidos”, concluiu.

Fonte: EurekAlert. 25 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários