Publicidade

Notícias de saúde

Tomar café pode proteger o coração, indica estudo

27 de novembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo publicado na edição de dezembro do The American Journal of Cardiology associa o consumo de café a um menor risco de morte por doença cardíaca coronariana e menores chances de desenvolver doença cardíaca valvar. De acordo com os pesquisadores, os resultados se alinham com um recente estudo epidemiológico que sugere forte efeito protetor da bebida em idosos sem hipertensão de moderada a severa.

Avaliando dados de mais de 1,3 mil pessoas com idades entre 65 e 96 anos, os pesquisadores registraram 210 mortes por doença cardiovascular e 118 por doença cardíaca coronariana em 10 anos de acompanhamento.  E observaram uma associação negativa entre o consumo de café e a mortalidade pela doença entre aqueles que não tinham pressão muito alta.

Os resultados indicaram que o consumo de café reduzia em 43% os riscos de morte por doença cardíaca coronariana. E, segundo os pesquisadores, essa redução nos riscos parecia ser causada pela relação inversa entre o consumo de cafeína e o desenvolvimento ou progressão de doença cardíaca valvar.

É sempre importante lembrar, porém, que o consumo de café em excesso é associado diversos problemas, como os gastrointestinais. E alguns estudos indicam que o excesso pode ter o efeito contrário ao apresentado pela pesquisa, podendo aumentar a pressão e, conseqüentemente, o risco cardíaco.

Fonte: The American Journal of Cardiology. 01 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: