Notícias de saúde

Beber café pode ajudar a proteger os rins

13 de julho de 2022 (Bibliomed). Uma das bebidas mais amadas do mundo, o café tem vários benefícios para a saúde. Agora, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Hopkins, nos Estados Unidos, acrescentam mais um à lista: proteção contra lesão renal aguda.

Os pesquisadores analisaram de mais de 14.000 adultos norte-americanos que participavam de um estudo sobre risco de aterosclerose entre 1987 e 1989. Os participantes foram entrevistados sete vezes ao longo de 24 anos sobre o número de xícaras de café de 240ml tomavam por dia: zero; uma; de duas a três; ou mais de três.

Durante o período da pesquisa, foram registrados cerca de 1.700 casos de lesão renal aguda, que é um episódio súbito de insuficiência renal ou dano renal que acontece dentro de algumas horas ou alguns dias.

O estudo descobriu que as pessoas que bebiam qualquer quantidade de café todos os dias tinham um risco 15% menor de lesão renal aguda, e aqueles que bebiam de duas a três xícaras por dia tinham um risco 22% a 23% menor.

Agora, os pesquisadores querem descobrir como exatamente o café protege os rins, e se a adição de leite, açúcar ou creme pode influenciar no risco de lesão renal aguda.

Fonte: Kidney International Reports. DOI: 10.1016/j.ekir.2022.04.091.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários