Notícias de saúde

Café e chá ajudam a prevenir doença hepática

21 de agosto de 2013 (Bibliomed). Pacientes com doença gordurosa não hepática que consome até quatro xícaras de café ou chá por dia está em menor risco de desenvolver esteatose hepática. Essa é uma doença caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura (principalmente triglicerídeos) nas células que formam o fígado, sendo muito frequente em que sofre de obesidade mórbida.

Realizado por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o estudo mostrou que a cafeína estimula a metabolização de lipídeos armazenados nas células do fígado, o que diminuiu a gordura no órgão dos ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.

Os resultados sugerem que a ingestão de quatro xícaras de café ou de chá por dia pode ser benéfico na prevenção da esteatose hepática ou na proteção contra progressão da doença.

Previstos para serem publicados na edição de setembro da revista científica Hepatology, os resultados do estudo reforçam outros dados publicados recentemente que mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de morte por qualquer causa e o risco de suicídio.

Fonte: UPI, 19 de agosto de 2013

Café não faz mal ao coração. Leia em Boa Saúde

Crianças também sofrem com esteato-hepatite não-alcoólica. Saiba mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários