Notícias de saúde

Estudo liga esquecimentos ocasionais à redução do volume cerebral

10 de outubro de 2008 (Bibliomed). Esquecer, de vez em quando, coisas como um compromisso ou o nome de um amigo pode indicar diminuição do cérebro, segundo estudo publicado, esta semana, na revista científica Neurology.

Avaliando o cérebro de quase 500 pessoas que relatavam esquecimento temporário, os pesquisadores descobriram que o tamanho de seu hipocampo – área cerebral importante para a memória e uma das primeiras a ser afetada pela doença de Alzheimer – eram algumas frações de milímetro menores do que o de pessoas que não tinham esses lapsos de memória.

“Essas ocasionais e subjetivas queixas de memória podem ser os primeiros sinais de problemas com a memória e com as habilidades de pensamento, e pudemos descobrir que essas queixas subjetivas de memória estavam ligadas a menores volumes cerebrais”, disse o neurologista holandês Frank-Erik de Leeuw, autor do estudo. 

Porém, os especialistas lembram que, na maioria das vezes, esses esquecimentos ocasionais não são sinais iniciais de demência. Por isso, eles destacam que mais estudos são necessários para estabelecer uma possível conexão entre essas queixas, o tamanho do hipocampo e o desenvolvimento de doença de Alzheimer.

Fonte: HealthDay News. 06 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários