Notícias de saúde

Dormir mal pode aumentar as chances de ter pré-hipertensão, diz estudo

1º de setembro de 2008 (Bibliomed). Adolescentes que dormem mal podem ter maior risco de desenvolver pré-hipertensão – quando a pressão arterial está alta (120 a 139/ 80 a 89mmHg), mas não o suficiente para ser classificada como hipertensão – segundo estudo publicado em agosto na revista científica “Circulation”.

O estudo avaliou 238 adolescentes (todos sem apnéia do sono ou outros problemas graves associados) quanto aos padrões de sono, medidas físicas do corpo e pressão sangüínea. E os pesquisadores notaram que 14% deles apresentavam pré-hipertensão, 26% tinham baixa eficiência do sono, e 11% tinham curta duração de sono.

As análises mostraram que os adolescentes com baixa eficiência eram 4,5 vezes mais propensos a desenvolver pré-hipertensão. E aqueles que dormiam pouco tinham 2,8 vezes mais chances de ter o problema. Ajustando os resultados por sexo, índice de massa corporal e status socioeconômico, os riscos continuavam maiores entre aqueles que dormiam mal (3,5 vezes maior para baixa eficiência de sono, e 2,5 vezes para curta duração de sono).

Fonte: Circulation. 18 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários