Notícias de saúde

Cônjuges de pessoas com demência sofrem mais de depressão

15 de agosto de 2008 (Bibliomed). Os cônjuges de homens e mulheres com demência pagam um alto preço emocional pela doença dos companheiros, segundo estudo publicado na revista científica “Journal of International Psychogeriatrics”. Os resultados da pesquisa, realizada nos Estados Unidos, sugerem que um quarto dos cônjuges de pessoas com demência apresentam sintomas depressivos.

O estudo da Case Western Reserve University avaliou 391 cônjuges cuidadores e 226 não-cuidadores em seu hospital universitário que pesquisa a doença de Alzheimer.

Após considerar idade, gênero, educação, renda e raça, os pesquisadores descobriram que 25% dos cuidadores sofriam de depressão, contra apenas 5% dos não cuidadores. Além disso, os companheiros de pessoas com demência apresentavam consideravelmente maior falta de emoções positivas, como felicidade e esperança, e maiores níveis de tristeza, irritação e solidão.

Os resultados também indicam que apenas 23% dos cuidadores relataram não se sentirem sobrecarregados pela responsabilidade de cuidar de seu cônjuge com demência. Enquanto a grande maioria relatou se sentirem moderadamente ou severamente sobrecarregados.

Fonte: Journal of International Psychogeriatrics. 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários