Notícias de saúde
11 de abril de 2023 (Bibliomed). Cuidar de um ente querido pode ser uma pausa na solidão ou ajudar a trazer a solidão, dependendo das circunstâncias, mostram novas pesquisas.
Os pesquisadores estudaram amplamente o assunto, usando dados de 28 estudos com mais de 190.000 participantes em 21 países. Eles descobriram que certos tipos de cuidado - como voluntariado e cuidar de netos - ofereciam proteção contra a solidão em pessoas com mais de 50 anos.
No entanto, para aqueles que cuidam de um cônjuge com problemas de saúde complexos, particularmente demência ou doença de Alzheimer, o cuidado costuma ser um grande fator de risco para a solidão.
Realizado no King's College London, no Reino Unido, o estudo envolveu dados de sete estudos, dos quais seis realizados nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Nova Zelândia e Chinaelacionaram cuidar de netos ou outras crianças com menor solidão. Cuidar de um cônjuge foi consistentemente associado a maior solidão. E o voluntariado foi associado a níveis mais baixos de solidão em 5 de 6 estudos.
Para os autores, embora as causas da solidão variem de pessoa para pessoa, saber quem está em maior risco pode levar a abordagens direcionadas para lidar com esse problema.
Fonte: Aging and Mental Health. DOI: 10.1080/13607863.2022.2144130.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também