Notícias de saúde

Um em cinco britânicos toma medicamentos incorretamente, diz pesquisa

05 de agosto de 2008 (Bibliomed). Em pesquisa realizada no Reino Unido, aproximadamente uma a cada cinco pessoas admitiram já terem tomado incorretamente medicações prescritas. O estudo da companhia farmacêutica Lloydspharmacy indicou que muitos não lêem as bulas e tomam os medicamentos na dose ou na hora errada.

A pesquisa apresenta, inclusive, histórias curiosas do mau uso, como a de um homem que desenvolveu asma por causa de alergia a seu gato, mas, ao invés de usar o spray receitado como inalador, ele borrifou o medicamento no animal.

Avaliando dados de mais de 2 mil pessoas, os especialistas descobriram que o problema é mais grave do que apenas parar de tomar o medicamento antes da hora. Segundo eles, a maioria usa de forma incorreta, problema que afeta principalmente os idosos, que costumam tomar mais remédios.

“Nossos farmacêuticos têm relatado muitos exemplos onde os pacientes se sentem confusos em relação aos seus medicamentos”, disse Andy Murdock, diretor da Lloydspharmacy.

Por isso, eles recomendam que seja oferecido, para pessoas que tomam diversos medicamentos, ou por um longo tempo, uma revisão de uso para checar se os pacientes estão tomando adequadamente os remédios, e se as drogas estão fazendo o efeito necessário.

O programa foi introduzido há quatro anos por farmacêuticos no Reino Unido. E a companhia que realizou o estudo reportou, nesse período, que 55% das 500 mil revisões de uso resultaram em uma recomendação para alguma mudança na rotina do uso dos medicamentos. Outras 25% resultaram em troca ou fim do tratamento.

“É vital que, aos pacientes, sejam dadas as informações necessárias para eles conseguirem o melhor resultado de seus medicamentos”, concluiu o Professor Steve Field, do Royal College of General Practitioners.

Fonte: BBCNews. 01 de agosto de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários