Notícias de saúde

Pacientes com lúpus devem tomar medicamentos corretamente

02 de abril de 2020 (Bibliomed). O diabetes tipo 2 é uma complicação comum do lúpus, uma doença autoimune que pode causar inflamações prejudiciais em muitos órgãos, além de erupções cutâneas, fadiga e dores articulares.

Um novo estudo buscou avaliar a associação entre adesão aos medicamentos antimaláricos e diabetes mellitus tipo 2 (DM2) em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES). O estudo publicado recentemente na revista médica Arthritis Care & Research. O lúpus afeta pelo menos 5 milhões de pessoas em todo o mundo. Não há cura conhecida.

Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram quatro anos de dados sobre quase 1.500 pacientes com lúpus na Colúmbia Britânica, no Canadá, e descobriram que aqueles que seguiram a prescrição da medicação tinham muito menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Em particular, aqueles pacientes que usavam drogas antimaláricas de maneira consistente, como a hidroxicloroquina, tinham 39% menos chances de desenvolver diabetes

Os medicamentos antimaláricos são usados ativamente para tratar os sintomas do lúpus a longo prazo. Segundo os autores, após este estudo, agora se sabe que eles também podem proteger significativamente os pacientes contra o diabetes tipo 2, se tomados conforme prescrito e pelo período de tempo necessário. Para reduzir o risco de diabetes, os pacientes com lúpus precisam tomar seus medicamentos pelo menos 90% das vezes, de acordo com os pesquisadores.

A descoberta é importante porque estudos anteriores mostraram que entre 43% e 75% dos pacientes com lúpus não tomam seus medicamentos conforme prescrito, disse ela.

Fonte: Arthritis Care Res. Accepted Author Manuscript. DOI: 10.1002/acr.24147.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários