Notícias de saúde

Pré-diabetes deve ser tratada, alertam especialistas

25 de julho de 2008 (Bibliomed). Um grupo de endocrinologistas americanos anunciou, esta semana, a criação das primeiras recomendações para o tratamento de pré-diabetes, na esperança de reduzir a epidemia de diabetes. Segundo os especialistas, ainda não há diretrizes sólidas para controlar o pré-diabetes, condição em que os níveis de glicose estão altos, mas não o suficiente para ser classificado de diabetes.

O objetivo, segundo a Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos, é ajudar os profissionais de saúde a reconhecer e tratar precocemente a condição para que o diabetes pare de crescer e de afetar consideravelmente a saúde pública e os custos dos serviços de saúde.

Em uma prévia das novas recomendações, os endocrinologistas concordam que o diagnóstico do pré-diabetes deve ser baseado não apenas nos resultados dos exames de glicose, mas também no histórico de diabetes durante a gestação e no histórico familiar da doença. Eles também destacam que o tratamento deve ser baseado em mudanças no estilo de vida, e não em medicamentos - usados apenas se exercícios e dietas não funcionarem.

Os autores recomendam ainda que as pessoas com síndrome metabólica - definida como três ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares (glicose, pressão, ou triglicérides altos; baixos níveis de "bom" colesterol; obesidade abdominal) - devem ser consideradas de alto risco para pré-diabetes. E isso também se aplica para mulheres que tiveram diabetes gestacional, pessoas com histórico familiar e obesos.

O diretor do Centro de Pesquisa Translacional em Diabetes da Universidade de Indiana, David Marrero destacou que as diretrizes são apenas o primeiro passo. "Nós precisamos dar aos médicos de cuidados primários ferramentas para ajudar os pacientes com modificações no estilo de vida. Muito médicos não sabem como lidar com isso e não têm os recursos para ajudar os pacientes".

Fonte: American Diabetes Association. Diabetes News. 23 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários