Notícias de saúde

Estudo liga gorduras trans a maior risco de tumores colorretais

24 de julho de 2008 (Bibliomed). O consumo de gorduras trans, reconhecido fator de risco para problemas cardiovasculares, pode também aumentar as chances de desenvolver adenomas colorretais, alterações benignas, mas que podem levar a um câncer de cólon, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

De acordo com os especialistas, os efeitos nocivos da gordura trans para a saúde cardiovascular são reconhecidos publicamente, inclusive com a proibição de sua utilização em redes de restaurantes e lanchonetes de Nova York. E a nova pesquisa "oferece suporte adicional para as recomendações de limitar o consumo de ácidos graxos trans"

Para investigar esta associação pouco conhecida do consumo dessas gorduras e o desenvolvimento de neoplasias no trato digestivo, os pesquisadores avaliaram dados de 622 pessoas que se submeteram a um exame completo de colonoscopia no período entre 2001 e 2002 nos hospitais da universidade.

Analisando os pacientes quanto a fatores demográficos, estilo de vida e alimentação, os especialistas observaram que aqueles com maior consumo de gordura trans tinham 86% maior prevalência de adenomas colorretais, comparados com os pacientes com menor consumo.

Os resultados do estudo, recentemente publicados no American Journal of Epidemiology, indicam, assim, mais um malefício dessas gorduras, que são uma preocupação das autoridades de saúde dos Estados Unidos, mas que ainda são utilizadas, no Brasil, em alguns alimentos industrializados.

Fonte: American Journal of Epidemiology. 27 de junho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários