Notícias de saúde

Exercícios mais lentos são melhores para mulheres de meia idade, diz estudo

09 de julho de 2008 (Bibliomed). Exercícios mais lentos são melhores para a saúde de mulheres na menopausa, segundo estudo da Universidade de Salzburg, Áustria. Embora exercícios de hipertrofia muscular sejam benéficos para ganhar massa muscular e reduzir os níveis de gordura corporal, os resultados indicam que atividades com movimentos mais lentos e menos repetição tem melhores efeitos para a saúde.

O estudo avaliou grupos de mulheres na menopausa com idades entre 45 e 55 anos, idade em que a deterioração muscular começa a se tornar aparente. As participantes passaram por um regime supervisionado de exercícios durante 12 semanas – exercícios de hipertrofia muscular, método para crescimento e fortalecimento dos músculos; ou o chamado "SuperSlow" (super lento, em português), originalmente indicado para principiantes ou para reabilitação.

E, avaliando biopsias dos músculos, os pesquisadores descobriram que, apesar de ambos aumentarem a porcentagem de massa muscular no corpo em relação ao tecido de gordura, ao contrário do que se esperava, os exercícios mais lentos apresentaram melhores resultados contra a deterioração muscular.

"Essas descobertas serão usadas para desenvolver programas específicos de exercícios para o uso diário para reduzir os riscos de lesões e ainda contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida na idade avançada", explicaram os autores.

Fonte: Society for Experimental Biology. 08 de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários