Notícias de saúde

Alimentos processados são os principais responsáveis pela obesidade e as doenças crônicas, afirma OMS

10 de Março de 2003 (Bibliomed). Os alimentos processados - geralmente carregados de sal, açúcar e gordura saturada - são os maiores responsáveis pelo aumento dos níveis de obesidade e de doenças crônicas no mundo, revelou um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O resultado do estudo reforçou a tese de que uma alimentação mais rica em frutas, verduras e legumes - assim como uma prática maior de exercícios físicos - ajuda a proteger contra doenças como obesidade, diabetes, males cardíacos, câncer, osteoporose e problemas dentários.

Segundo o relatório divulgado no último dia 3, os carboidratos devem compor entre 55% e 75% da dieta. Os açúcares devem ser mantidos abaixo dos 10% e as proteínas devem ser mantidas entre 10% e 15%. As gorduras devem fazer parte de 15% a 30% da alimentação, com as gorduras saturadas correspondendo a menos de 10% desse total. O sal deve ficar restrito a cinco gramas diárias, e cerca de 400 gramas de verduras, frutas e legumes devem ser ingeridos diariamente.

Além da alimentação balanceada, se quiser ter uma vida saudável, a pessoa deve fazer uma hora por dia de exercícios de intensidade moderada. Os pesquisadores sugeriram que as famílias precisam mudar seus hábitos alimentares, fazendo refeições mais lentas, com as pessoas sentadas à mesa e não assistindo televisão, por exemplo. Segundo a OMS, mais de um bilhão de pessoas no mundo está acima do peso, sendo que 300 milhões de pessoas são clinicamente obesas. O problema é maior nas grandes cidades.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários